Penélope Africana
search
  • Penélope Africana

Penélope Africana

R$ 50,00
Sem impostos

Em jaulas de cipó os africanos eram emboscados em sua terra e jogados em barcos que atravessariam o mar, sob condições degradáveis, para viver como escravos no Brasil e em todo o Novo Mundo.

Quantidade

  Security policy

(edit with the Customer Reassurance module)

  Delivery policy

(edit with the Customer Reassurance module)

  Return policy

(edit with the Customer Reassurance module)

Em jaulas de cipó os africanos eram emboscados em sua terra e jogados em barcos que atravessariam o mar, sob condições degradáveis, para viver como escravos no Brasil e em todo o Novo Mundo. Também chegavam assim a Pernambuco levas de africanos, mesmo após a proibição do tráfico de escravos de 1831. Sem distinção de gênero ou idade, bastava serem negros e aptos ao trabalho para, sob a justificativa de uma lei ambígua e manipulável, aportarem como homens e mulheres livres, porém temporariamente arrendáveis, a serviço de senhores e senhoras brasileiros. Às mulheres e às meninas, cabiam os trabalhos domésticos, a venda de objetos de porta em porta. Ou a prostituição.


Chegada pouco antes do primeiro sangramento, Yaá, que em sua aldeia de origem cuidava de aves de terreiro, é logo arrendada como vendeira de tecidos e lançada às ruas do Recife, onde virá a aprender a língua, o costume, as espertezas e as falhas de um  povo de homens maus. 


Contando com a amizade de Samula, o companheirismo de Manoel e sua própria determinação, Yaá, por batismo arbitrário chamada de Cândida Maria e por malícia jurídica de Penélope Africana, finalmente conseguirá ganhos que irão lhe permitir a emancipação e o retorno a sua terra, não fossem as contradições e desonestidades da justiça de um país desde sempre associada aos laços de família e de amigos.
Terceiro romance e décimo primeiro livro de André Resende, Penélope Africana conta com a escrita ágil e inovadora. Em uma narrativa primorosa, na primeira pessoa de uma voz feminina que insiste não se calar, o romance nos surpreende ao ir além de uma história de sofrimento e privações, envolvendo a todos nós, leitores, num caso de justiça ainda hoje em aberto e a espera de um desfecho favorável à apelante. Por Yaá, que a justiça seja feita, enfim.

Penélope Africana é um romance maravilhoso, envolvente. Tem uma linguagem ágil, cativante, e uma leitura que agarra e tira o fôlego.

africana_01
100 Itens
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.