SAÚDE E INDÚSTRIA FARMACÊUTICA EM DEBATE
Passados mais de 20 anos da promulgação da constituição de 1988, que estabeleceu as bases institucionais e orçamentárias para o sistema sanitário vigente, estruturado em torno do sistema único de saúde (SUS),
(edit with the Customer Reassurance module)
(edit with the Customer Reassurance module)
(edit with the Customer Reassurance module)
Passados mais de 20 anos da promulgação da constituição de 1988, que estabeleceu as bases institucionais e orçamentárias para o sistema sanitário vigente, estruturado em torno do sistema único de saúde (SUS), já há o distanciamento necessário para que se faça uma reflexão profunda e serena a respeito dos objetivos, fundamentos teóricos e dos avanços e obstáculos dessa empreitada, fruto da ampla mobilização de pessoas e entidades comprometidas com a ampliação do acesso à saúde pela população brasileira.
A construção de uma rede de saúde universal, descentralizada, integral e de qualidade continua sendo um grande desafio, embora muitas metas importantes tenham sido alcançadas.
Levando-se em consideração o fato de que milhões de brasileiros recorrem hoje ao sistema de saúde suplementar, o que indica a incapacidade do atual modelo de atender ao conjunto da população, cabe repensar, de início, os papéis atribuídos ao Estado e às empresas e instituições públicas e privadas na gestão e operação do sistema.
Mas a principal conquista a ser alcançada talvez seja o abandono dos dogmas, das visões reducionistas e idiossincráticas. A experiência acumulada, ao longo da segunda metade do século passado, pelas nações que estabeleceram sistemas de saúde exemplares, demonstra que modelos gerados por teses romântico-ideológicas do fim do século XIX e inicio do século XX simplesmente não funcionam. São ideias bonitas, mas inviáveis. Alguns conceitos que inspiraram o SUS têm raízes nessa matriz anacrônica.
O sonho de construir no Brasil um sistema sanitário universal, integral e de qualidade está vivo. A tarefa que se apresenta é a de descobrir e desenvolver um novo paradigma.