AUTORA: NEWTON MORENO
Palavras do autor: ÓPERA não nasceu, estreou. O projeto deste livro de contos me acompanha há quase uma década e, no entanto, ele foi primeiramente apresentado ao mundo na corajosa montagem do Coletivo Angu.
Os padrinhos estavam interessados em escritores pernambucanos e em estudar a transposição cênica de suas obras. Ofereci minha gravidez literária para avaliação do grupo e, posteriormente, coube à direção eleger algumas das estórias para organizar seu projeto de encenação. Mas fiquei a questionar quando teria coragem de devolver esta matilha de seres afoitos para a morada literária, reunindo-os com seus outros parentes. Eis que o Coletivo Angu surge novamente e sugere que enfrentemos este projeto juntos. Este livro derrama-se barrocamente em trajetórias de paixões e afetos. Limítrofes, ardidas, arriscadas, contestadoras e trágicas. Um vôo por sobre o precipício da grande aventura-amor.
Há um bloco central no projeto que é coração em chamas deste cortiço desvairado, um incêndio poético, um berro para afastar a solidão contemporânea. Homens, mulheres e cães no desespero do encontro. Este é o esqueleto por onde sambam excluídos e provocadores. Margens ganham a cena. Neste passeio, encontramos um pouco da sociedade brasileira que, aos poucos, se firma para fora da exclusão social, do preconceito e da violência. Este movimento está cercado por outro bloco de contos (Medea, Sem Sangue, A Língua, Ressurreição e Uma História que Alguém me Contou) onde o sangue, o guenos, a herança, o berço são a fornalha das relações discutidas. Pousamos na potência dos desafetos do núcleo familiar e ancestral de nosso país. E, por fim, junta-se ao corpo&alma do projeto, O Livro, que também nasceu teatro antes de querer ser literatura, para reafirmar minha crença absoluta na palavra e pedir bênçãos para minha nova aventura-amor, o universo dos contos.
DADOS TÉCNICOS:
15X21,5cm
114 páginas
ISBN: 978-85-5829-001-2
Situação: Normal
R$30,00